Sobre o Observatório

O Observatório da Comunicação Pública da Ciência é uma plataforma que congrega diversas ações de divulgação e comunicação de ciência. Trata-se de uma ação que integra o Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão Pensar a Educação, Pensar o Brasil – 1822-2022 (PEPB) da Faculdade de Educação (FaE) e da Escola de Educação Física, Fiosioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO).

A concepção do Observatório está ancorada na tríade Ciência/Educação e Tecnologia. Por se tratar de uma temática de apropriação social tornam-se cada vez mais necessárias a ampliação e a democratização desse debate com a sociedade. Nesse sentido, o Observatório pretende ser uma plataforma de acesso público e uma instância de referência no fomento à cultura científica considerada, para fins deste projeto, substancial na articulação entre a cidadania, a vida social e política na sociedade hodierna.

Para isso propõe-se a promover abordagens críticas e propositivas de ações de Divulgação e Comunicação de Ciências nos vários dispositivos midiáticos, a contribuir com a reflexão crítica sobre a produção e comunicação de ciência em educação no País, bem como acompanhar as ações da sociedade civil, dos governos e de instituições na mobilização da opinião e da esfera públicas nas definições e implementações de políticas e destinação de recursos em Ciência/Educação/Tecnologia.

O Observatório é coordenado pela professora do departamento de Comunicação Social da UFMG, Valéria Raimundo.

Bolsistas: Thacyane Martinelli e Yolanda Assunção.

Anúncios